11 maio 2022

eSocial – Fim do período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0

0 Comment

FIM DO PERÍODO DE CONVIVÊNCIA

A partir de 23/05/2022, apenas eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial e aqueles empregadores e contribuintes que ainda não finalizaram a sua migração para a nova versão precisam se atentar e providenciar essa atualização obrigatória para serem capazes de manter suas obrigações fiscais e trabalhistas em conformidade com a Lei.

Aproveite estes últimos dias do período de convivência e faça contato caso necessite de apoio na adequação do sistema de gestão de folha para passar a utilizar a versão mais recente e descomplicada do eSocial.

Os sistemas web do eSocial, por sua vez, sempre trabalham utilizando a versão mais recente do sistema, o que inclui o módulo web geral e os módulos simplificados (doméstico, segurado especial e MEI).

Está chegando ao fim o período de convivência entre as versões do eSocial! Fique por dentro do prazo e de todos os detalhes necessários.

Com a implantação do eSocial Simplificado em julho de 2021, foi divulgado um período de convivência entre as versões, porém ele está chegando ao fim!

A versão S-1.0 trouxe melhorias significativas comparados a versão 2.5, diversos campos foram excluídos e uma série de regras, principalmente as relacionadas ao fechamento da folha, foram flexibilizadas; visando agilidade e facilidade aos empregadores.

Período de convivência entre as versões

Assim que regulamentada a versão S-1.0, já se falava de um período de convivência entre as versões, que tinha previsão de término para para março de 2022. Esse período se fez necessário para que as empresas de softwares e contribuintes possam se adequar e validar as alterações do novo leiaute em tempo hábil, tanto que está sendo recepcionado e processado os eventos em ambas as versões.

No dia 09 de fevereiro de 2022, o Governo Federal prorrogou, até o dia 22 de maio de 2022 o período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0. Segundo o Governo, a maioria dos empregadores já migraram para a nova versão, mas ainda há usuários que transmitem eventos na versão antiga. Se esse é o seu caso, atualize seu sistema de gestão de folha.

Os sistemas web do eSocial, por sua vez, sempre trabalham utilizando a versão mais recente do sistema, o que inclui o módulo web geral e os módulos simplificados (doméstico, segurado especial e MEI).

eSocial 2.5

A versão 2.5 do eSocial ainda está coexistindo com a versão simplificada recentemente anunciada e implementada, o eSocial S-1.0. O eSocial 2.5 foi aprovado a partir da Resolução nº 19, de 9 de novembro de 2018 e foi a última atualização de layout e notação técnica antes do estabelecimento do eSocial Simplificado.

Seu período de teste teve início em dezembro deste mesmo ano, sua oficialização aconteceu a partir de janeiro de 2019 e sua consolidação se deu em abril de 2020, com a publicação do documento de Leiautes do eSocial, com todos os mínimos detalhes para essa versão, incluindo as atualizações das Notas Técnicas de 01 a 09 e outras melhorias.

eSocial S-1.0

O eSocial S-1.0 veio para modernizar e simplificar ainda mais essa obrigação fiscal, trazendo os ajustes previstos na Nota Técnica 02/2021, publicada no dia 06/07, e ajustando a versão do leiaute (v. 2.5) para os escritos da Nota Técnica 21/2021, também revisada no dia 06/07.

Neste processo, eventos foram cortados, outros adicionados, mas tudo pensando em facilitar a rotina do contribuinte e otimizar o processo de declaração e fiscalização. A redução foi de mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, incluindo vários eventos e reduzindo e simplificando as regras do sistema.

Obrigatoriedade do envio

Durante o período de convivência estabelecido, e que está prestes a se encerrar no próximo dia 22, tanto eventos enviados na antiga versão 2.5 quanto no novo eSocial S-1.0 são aceitos e processados pelo sistema.

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.