06 ago 2021

Solides – A plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental

0 Comment
Veja a demonstração!!!

A Sólides é uma plataforma de RH completa, com people analytics e gestão comportamental. É tecnologia que utiliza ciência de dados para identificar, desenvolver e reter talentos. O resultado disso são empresas muito mais produtivas e a formação de equipes de alta performance.

Como uma plataforma de RH pode ajudar a gestão de pessoas nas pequenas e médias empresas?

Com um time mais enxuto, contar com o auxílio de uma plataforma de RH para PME é uma peça-chave na gestão de pessoas. Ainda, é importante ressaltar que um software de RH vai ajudar o setor não só com a automatização de rotinas burocráticas de um departamento pessoal, mas também auxiliando na aplicação da metodologia People Analytics. 

Conheça agora algumas vantagens de contar com uma ferramenta de RH no seu dia a dia.

Contratação acertada

Você, como profissional de RH, certamente, já conhece uma prática de contratação muito recorrente, principalmente nas PMEs: o famoso QI (Quem Indica). Mas contratar o filho ou sobrinho do dono, por exemplo, é uma das práticas mais prejudiciais para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, uma vez que, se o motivo for apenas o parentesco, não são consideradas as soft e hard skills necessárias para o cargo. 

Por meio de uma plataforma de RH, você poderá provar ao gestor, com a obtenção de dados sólidos, que não basta somente contratar bons profissionais, independentemente de parentescos, é preciso também colocá-los no lugar certo. 

Ainda, com um software que contém mapeamento de perfis comportamentais, o RH pode identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga e saber como ele reage diante de determinadas situações organizacionais. Além disso, com o auxílio de uma plataforma de RH, é proporcionado um melhor entendimento da equipe como um todo, compreendendo os perfis que mais se encaixam em cada setor. 

Feedbacks construtivos

Em PMEs, sobra mais tempo para oferecer e receber feedbacks, já que o time conta com menos colaboradores. Mas quando você utiliza uma plataforma de RH completa, por meio dos resultados de pesquisas de clima ou avaliações de desempenho, por exemplo, o RH tende a proporcionar feedbacks mais construtivos ao colaborador. 

Além disso, ele pode apresentar esses dados ao profissional que está recebendo o feedback, gerando assim maior credibilidade por parte do colaborador em relação ao RH e à empresa. 

Por fim, o RH pode ser mais estratégico em não só apontar pontos de melhorias, mas também ao indicar ações que possam ser tomadas para que esses erros sejam corrigidos, melhorando a performance do profissional. 

Armazenamento de dados

Imagine só como é trabalhoso manter uma gestão de pessoas com planilhas no Excel, documentos no Word e pilhas de papel armazenados em pastas, mesmo sendo uma PME. 

Em uma plataforma de RH, é possível reunir todos os dados sobre a empresa e os colaboradores em um só lugar. Assim, informações como banco de horas, férias, avaliações de desempenho, etc. podem ser armazenadas no software. Além disso, o cruzamento de dados auxilia para uma gestão mais estratégica. 

Treinamento e desenvolvimento

Como já citamos, o novo profissional do mercado busca trabalhar em uma empresa onde ele pode ser desenvolvido constantemente. E isso vale ainda mais para as PMEs, que precisam se manter competitivas para atraírem os melhores talentos. 

Dessa forma, com orçamento reduzido das PMEs, quando o setor conta com uma plataforma de RH, com mapeamento e análise de perfis comportamentais, ele pode separar os colaboradores em grupos de acordo com cada perfil e definir treinamentos mais eficazes, que não deixarão os profissionais desmotivados e que irão de encontro a melhorias dos seus pontos fracos.

Assim, além de colaboradores desenvolvidos, melhorando cada dia as suas performances, a empresa também reduz custos com treinamentos que não agregam para o profissional e para a empresa como um todo.

Ampliação da motivação e engajamento 

O “match” perfeito entre empresa e colaborador melhora o engajamento e diminui a rotatividade, algo que traz grandes prejuízos financeiros, principalmente nas PMEs. 

Nesse sentido, mapear o perfil comportamental das pessoas durante o processo de recrutamento e seleção e também dos colaboradores que já estão na empresa, colabora para a identificação de candidatos que somarão junto ao time por complementar hard e soft skills que podem estar faltando para que determinado setor alcance seus objetivos, melhorando os resultados da empresa.

[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *